segunda-feira, 23 de julho de 2012

Notas de Viagem


Na semana passada andei por terras de Ribacôa, mais precisamente em Almeida e Castelo Rodrigo.
A região vive, nestes dias  agravados pela canícula e pela seca, a angústia dos tempos de crise, e sente-se desânimo e depressão um pouco por toda a parte.

O monumento ao 25 Abril inaugurado em Almeida

O monumento que há pouco se inaugurou em Almeida, para comemorar o 25 de Abril, causou alguma polémica mais pela sua estética do que pelo seu significado.  Não tenho sensibilidade artística para criticar a obra, e confesso que até nem desgosto das pedras sobrepostas e das frases nelas gravadas. Poderia ter sido mais singelo e teria o mesmo valor simbólico. Mas importa-me mais compreender o seu significado.

Terra de pequenos proprietários, sem proletariado nem indústria, nunca, no tempo da ditadura, Almeida se notabilizou por ações a favor da defesa da liberdade, da justiça social ou dos direitos das minorias. Teve, é certo, os seus democratas. Mas foram sempre uma minoria, e foi fora de Almeida que expressaram as suas ideias ou defenderam os seus ideais. Eduardo Lourenço, o mais ilustre filho do concelho que é o expoente máximo da cultura portuguesa de entre os vivos, não é um homem de Abril, porque é um homem de todas as datas, e recusa colagens. Nas votações ou nos simulacros de votações do tempo da outra senhora - e também nas eleições livres do pós 25 de abril - Almeida sempre votou massivamente do lado dos conservadores, dos que menos se identificavam com o espírito da Revolução dos Cravos. Sei de uns quantos que, em 1958, votaram Humberto Delgado mas não consta que o "General sem medo" aqui tivesse tido votação expressiva. Nem se relatou caso algum de fraude eleitoral que justificasse essa fraca votação.

Se uma data houvesse para comemorar em Almeida, essa data seria o 24 de abril e não o 25 de Abril. Mas o esforço e a persistência do Carlos  Esperança tornou lógico e justificável o que parecia ilógico e desapropriado.

A terceira muralha

Já se vê a construção de uma expressiva ciclovia à volta das muralhas de Almeida, uma obra que se antevê inútil por desnecessária. A muralha já é clicável e tem percursos bem bonitos, e alindar esses percursos teria sido preferível. Não gostei de ver esta ferida, a lembrar uma espécie de moldura modernaça em cima de uma pintura clássica. E, acho eu, não vai ajudar na candidatura de Almeida a Património Mundial da Unesco. Se um dia, passados uns anos, se fizer uma estatística e se dividir o custo da obra pelos quilómetros percorridos pelos ciclistas utilizadores, havemos de perceber melhor o erro desta decisão.

Agrupamento de Escolas

Faço parte, convidado em representação da Associação Rio Vivo, do Conselho Geral do agrupamento de escolas do concelho. E sinto-me muito honrado e orgulhoso por isso. Temos de educar de forma exemplar os poucos jovens que temos no concelho. Na ausência de outros valores, os nossos jovens são educados para a globalização e para aquilo que lhe está associado: o sucesso, a concorrência, o crescimento económico, a livre iniciativa.  Mas as escolas têm hoje alguma margem de manobra, e,  para começar enquanto não se definirem os pilares do novo paradigma, eu aconselharia a fixar os objetivos da educação à volta de três ideias simples: economizar, localizar e produzir.

O livro de Álvaro Carvalho

Estive na Mata de Lobos (essa foi a primeira razão desta viagem à Beira) onde apresentei o  novo livro do Álvaro Carvalho, "Às oito menos um quarto". Foi uma jornada inolvidável. Centenas de pessoas encheram o largo principal da Aldeia. O autor transporta-nos a um tempo que está a desaparecer, e deixa-nos a pensar como será o tempo que virá depois. Com o seu amor e dedicação pelas raízes, pessoas como o médico Álvaro Carvalho prestam um serviço extraordinário a estes deprimidos concelhos do interior.

 A Morte do Tó Sousa

Conheci o Tó Sousa numa altura que ele já tinha deixado de ser Presidente da Câmara de Almeida. Não lhe conheci posições políticas nem partidárias, nem creio que isso seja importante na avaliação do carácter das pessoas. Conheci-o, sim, como um homem afável, culto e dotado de uma memória prodigiosa.  Escrevia sobre Almeida, e deu a conhecer no Praça Alta muita da sua história. Era uma referência para o concelho que fica mais pobre com este desaparecimento. Dizem-me que deixou um vasto espólio que interessa preservar.

Sem comentários:

Enviar um comentário