segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A Entrevista de Hawking

Stephen Hawking, o conhecido físico inglês, concedeu uma entrevista ao jornal madrileno El Mundo, a qual foi reproduzida pelo  Expresso. É fascinante ouvir um homem paralisado por uma atrofia muscular, todo ele neurónios e inteligência, falar-nos da paradoxia que é a criação da matéria. Para Hawking, a Física Quântica estará, concetualmente, muito próximo de identificar as partículas e explicar as forças e os mecanismos que estão subjacentes à organização da matéria. Para ele, isso vem resolver a paradoxia, o que permite dispensar Deus. Em resumo: Hawking declara-se ateu.

O Universo é muito antigo e é muito grande. A idade e o tamanho do Universo - falamos do Tempo e o Espaço de Einstein -, confundem-se e confundem-nos.  O Universo continua a envelhecer  e a dilatar-se. A seta unidirecional do Tempo confere um sentido à evolução da matéria criada.  É neste sentido, focalizados na intenção de o perceber, que nos devemos deter. Tudo começou no plasma indiferenciado; depois formaram-se os átomos dos diferentes elementos: primeiro os mais leves, depois os mais pesados. Num determinado momento, no mundo que habitamos, as moléculas de certos compostos de carbono aprenderam a replicar-se: nasceu a vida. No nosso planeta, nos últimos 750 milhões de anos, sucederam-se os impactos de meteoritos, as convulsões vulcânicas, as glaciações. Espécies proliferaram em terra e nos oceanos; em certas ocasiões extinguiram-se em massa; noutras ressurgiram sob novas formas. Impelida por uma estranho desígnio - que a Física Quântica não explicou-, a Vida floresceu, resistiu e os organismos vivos adaptaram-se e evoluíram.

Há quatro milhões de anos um primata, caminhando ereto e com uma grande agilidade manual, adquire consciência da sua existência e do seu ser.  Muito mais recentemente, há apenas cerca de dez mil anos, um descendente daquele, o homo sapiens, dotado de inteligência reflexiva e criativa, adquiriu um grande ascendente sobre as outras espécies, começou a espalhar-se e, em muito pouco tempo, ocupou o planeta.  A  Vida, a Inteligência e a complexidade crescente são os marcos que balizam o sentido da evolução da matéria.

Voltemos a Stephen Hawking, ele próprio um fruto da evolução.  Foi, sem dúvida, enorme o avanço que, nos últimos cem anos,  a ciência nos trouxe sobre a estrutura da matéria.  Mas o conhecimento científico explica o como, mas não justifica o porquê. Será que já não precisamos de Deus para responder às nossas dúvidas mais profundas, para entender o sentido da evolução? Ou, ter-se-á finalmente cumprido a ambição de Adão no Paraíso Terrestre e seremos nós o próprio Deus? A coisa criada poderá ocupar o lugar do Criador?

Desde Galileu que a Terra deixou de ser o centro do Sistema Solar. E com Edwin Hubble aprendemos que o nosso lugar no Universo é discreto, sem especial relevância nem centralidade. Ganhámos um conhecimento novo, mas abandonámos crenças antigas e ficámos perdidos diante da vastidão do que nos rodeia. E suspeitamos de que haverá outras revelações surpreendentes, provavelmente outros universos para além do nosso. Cada nova descoberta, parece trazer mais dúvidas do que respostas.

Entre as convicções de Hawking estará também a de que a civilização humana não tem futuro na Terra. A extinção da espécie pode ser provocada por um cataclismo, pelo impacto de um meteorito, por uma glaciação ou outra alteração climática. Muito provavelmente, à semelhança do que aconteceu com outras,  acontecerá a esta espécie entrar num cul-de-sac evolutivo,  provocado pela rutura do complexo sistema ecológico que ela própria criou: uma grande especialização e interdependência entre indivíduos baseada em complexos sistemas externos, vulnerabilidade a doenças infeciosas, dependência crítica de recursos escassos e não renováveis.

Para o famoso físico, a sobrevivência da Humanidade  estará na colonização de outros planetas. Sobre este ponto, discordo totalmente. O homem está prisioneiro do sistema solar. Tal como a Moisés, a quem antes de morrer, foi apenas mostrada a terra prometida no Monte Nebo, também as estrelas e as galáxias foram reveladas ao Homem mas está-lhe vedado o acesso, e nunca as alcançará. Imaginar elementos da espécie humana preservados pelo frio, viajando durante milhões de anos até outros ambientes habitáveis, situados em lugares incertos, só pode acontecer no domínio da ficção.

A definição do sentido da evolução  nunca esteve nas mãos do homem. Ele próprio é um efeito desse processo evolutivo. Mas esse sentido existe  e o homem não o poderá contrariar. Deus já não faz falta a Hawking, mas o vazio provocado pela angústia instigada pela consciência do eu - que Deus veio preencher - persiste em manter-se. Duvido que, algum dia, a  ciência  o venha substituir.


1 comentário:

  1. J. Carvalheira comenta:
    Poder meter o focinho nestas coisas, nestas ideias, é uma bênção dum qualquer deus generoso. Que se vai tornando supranumerário e dispensável.
    O sentido da evolução?!
    É definido pela busca da harmonia e da ética (a perfeição). As quais moram ao fundo duma avenida dialéctica infindável.

    ResponderEliminar