segunda-feira, 4 de maio de 2015

Obrigado Portugal

Hoje um pássaro fez um dejecto na minha sweat shirt. 
Os Nepaleses dizem que é sinal de boa sorte. 

O dia ia ser calmo. Mas não foi. O plano matinal de ir distribuir água em zonas carenciadas de Katmandu cumpriu-se. Mas à tarde acabamos por não ir fazer o reconhecimento previsto na aldeia de Sankhu. A tal destruída pelo terramoto. Fomos antes para um bairro carenciado numa colina de Katmandu. Um local lindíssimo mas totalmente em ruínas. A zona chama-se Sitapailah. Para lá chegar tivemos mais uma vez que subir colinas íngremes a empurrar a carrinha.

No meio do esforço veio-me à cabeça a Pilar. Filha de um amigo do Lourenço, o Tiago Bilbao, e que deu todo o dinheiro do seu mealheiro para esta causa. 31,32 €. Obrigado Pilar. E obrigado a todos vocês. Não quero deixar de sublinhar mais uma vez que tudo o que vêm nestas fotos vem do vosso bolso. Não deixem de apoiar por favor. Vamos precisar de mais.

Para quem julgar que estamos a perder gás ou que isto é um reality show enganam-se. O projecto está a crescer e há muitas necessidades. Não vamos abrandar. Queremos dar cada vez mais e os canais de aplicação para os fundos estão identificados. Mas precisamos de todos. Contribuam e partilhem. Recordo também que tudo será discriminado e reportado. Somos nós que guardamos todos os recibos. Também controlamos todas as quantidades que são dadas. Nada nos escapa.

Recordo os dados da conta:
 NIB 003300000098021915378 IBAN PT50003300000098021915378 Swift code BCOMPTPL

Os sítios onde vamos têm se ser muito bem escolhidos. Longe vai o dia em que compramos 2 sacos de arroz de 25 kgs, e apanhamos um táxi para ir distribuir no parque central da cidade! Agora contamos com o apoio da BusIness Power Women do Nepal. A tal organização que sabe para onde ir e o que levar. Descobrimos hoje que a cônsul Espanhola, dona do hotel onde estamos, e a quem tínhamos dado flores, é a presidente desta associação.

As coisas não acontecem por acaso. É o efeito borboleta. Amanhã vamos tentar tirar uma foto com ela. Uma mulher de armas. Estas senhoras da organização BPW não brincam em serviço. Encontramo-nos com elas de manhã e toca a trabalhar. Mais uma vez negociamos melhores preços e a eficiência logística está a aumentar. Agora já não damos as coisas avulso. Fazemos packs. Sacos com um bocado de tudo para oferecer a cada família. Arroz, bolachas, óleo, lentilhas e sal. Este era o pack de hoje. E já não damos apenas para uma refeição. Damos para alguns dias.

 Os grandes números de hoje são: - 82600 rupias gastas, cerca de 725 €, - 1000 Kilos de arroz, novo recorde! - 600 pacotes de 50 grs de bolachas, - 100 sabonetes Dettol 40 grs, - 100 Kilos de sal, - 100 Kilos de lentilhas, - 2000 litros de água fornecidos. Aqui (na água) só ajudamos a fornecer, não contribuímos com nada em termos monetários.

Estamos cada vez mais motivados e entusiasmados. Não há palavras para o acto de ajudar. Para o agradecimento das pessoas que recebem comida. É tudo. Hoje chegou uma portuguesa para nos ajudar. Bem vinda Mariana Delgado. Amanhã começa a trabalhar também. Veio da Índia de propósito. E estamos a receber mensagens de mais Portugueses a caminho.

Não há palavras para a bondade Lusitana. Gostava de relembrar que somos apenas dois amigos a ajudar. Perdoem-nos qualquer erro de comunicação institucional, gestão de operações ou de aplicação da análise SWOT.

Estamos em Katmandu a ajudar vítimas de um terramoto que ocorreu há 8 dias. Fazemos o que podemos. Hoje um pássaro fez um dejecto na minha sweat shirt. Os Nepaleses dizem que é sinal de boa sorte.

Obrigado PORTUGAL. Nós também somos Nepal.

3 de maio 2015

Pedro Queirós com Lourenço Santos* @ktmandu, Nepal

*(Pedro e Lourenço chegaram a Katmandu no dia anterior ao terramoto. Viveram a angústia dos primeiros dias e dormiram ao relento. Tinham bilhete de saída confirmado para o dia 1 de Maio, mas decidiram, por sua conta e risco, perder o bilhete e ficar a ajudar os Nepaleses)


O meu post de hoje resume-se a transcrever este relato.
Se o meu pai fosse vivo, cumpriria hoje 103 anos.
E havia de sentir orgulho em ser português!
E havia de sentir orgulho no seu neto Pedro!

2 comentários:

  1. Olá caro Luís Queirós
    Com a melhor razão tem orgulho no seu filho Pedro. Parabéns! Que tudo corra pelo melhor e que muitos ajudem e contribuam.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Conhecia esta história pela televisão, mas não sabia que atrás deste generoso e corajoso jovem, estava um pai Queirós justamente orgulhoso. Regozijo-me por ainda haver gente com o sentido de solidariedade que vai faltando por aí, felicito filho e pai e desejo que tudo continue a correr pelo melhor.

    ResponderEliminar