segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Viajando pelo Centro e Norte

Em viagem pelo país - segunda-feira na Lousã, terça-feira em Braga - para acompanhar o germinar de sementes lançadas em projetos  Nepso (A Nossa Escola Pesquisa a Sua Opinião) da Fundação Vox Populi,  realizados em anos letivos transatos. Professores e alunos levam a investigação a sério e surpreendem as suas comunidades com ideias e propostas de ação baseadas nas conclusões dos estudos por eles realizados.

Na Lousã, os alunos da professora Berta Bem-Haja foram, na segunda feira passada, apresentar aos vereadores da Autarquia local, o trabalho do Nepso, realizado no ano letivo transato. E para representar a Fundação Vox Populi, eu e a Paula, convidados pela autarquia, não podíamos deixar de estar presentes. Aliás o tema do trabalho, pela sua importância e atualidade,  era convidativo: A Alimentação Saudável.

O objetivo do trabalho consistiu em comparar as crenças dos encarregado de educação, no que respeita à alimentação, com as suas atitudes e com a prática efetiva no dia a dia. Não espanta, por isso, que a quasi totalidade dos encarregados de educação considerem que uma refeição deve ter uma sopa mas só 30%  a incluam assiduamente nas refeições. E muitas outras foram as conclusões de um inquérito de 80 perguntas fechadas, feito em papel, por auto preenchimento, e conduzido  junto de uma expressiva  (e muito significativa! ) amostra de 580 encarregados de educação.

O trabalho foi apresentado pelo Francisco, pela Ema, pela Laura e pela Mariana, os jovens alunos que realizaram o trabalho -  quando frequentavam a  turma C do 9º ano, e  agora já a frequentar o 10º ano. Os vereadores presentes, a começar pelo Presidente da Câmara, mostraram surpresa pela qualidade do trabalho realizado, que muito elogiaram, declarando o interesse da autarquia em apoiar o plano de ação proposto pelos alunos.

Na hora do almoço foi um agradável convívio com os alunos, com o vereador da educação Helder Bruno e com a Professora Berta, onde mais uma vez ficou patente o papel da professora, o entusiasmo destes jovens e o interesse da autarquia em o apoiar estas iniciativas.

Da Lousã, continuámos para Braga onde fomos assistir, no dia seguinte,  à tomada de posse dos membros dos órgãos sociais de uma recém criada associação antibullying que nasceu pela mão do professor Paulo Costa. Tudo começou pela participação, já há alguns anos, no Nepso, deste professor com os seus alunos  com um projeto em que o tema escolhido foi o bullying.

A determinação do professor coordenador não deixou cair o trabalho feito, que os alunos prosseguiram de várias formas - através de conferências, colóquios, sensibilização dos media. etc, - e que culminou, passados alguns anos, com a constituição da associação juvenil que conta com o envolvimento de toda a comunidade e até da autarquia. Ideia que já está a ser replicada noutras localidades.

É gratificante ver os frutos do trabalho realizado. Estes exemplos são um forte estímulo para prosseguir a caminhada iniciada há seis anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário